Acesse aqui o Regulamento dos Trabalhos

Trabalhos Científicos e Relatos de Experiência  

Regulamento - 2019 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS 

PRAZO 

O período de envio dos resumos para inscrição dos trabalhos científicos é das 00h01min do dia 15 de fevereiro 2019 até as 23h59min do dia 27 de junho de 2019, horário de Brasília. Após esta data as inscrições de trabalhos científicos serão consideradas oficialmente encerradas.  

Divulgação dos trabalhos avaliados dia 8 de julho de 2018

É obrigatório aos autores a leitura completa deste regulamento e o tácito aceite das normas antes do envio dos resumos.  

No mínimo UM dos autores do trabalho científico já deverá estar com sua inscrição oficialmente regularizada (paga) e aceita no evento do ato do envio do trabalho, caso contrário a inscrição do trabalho científico será automaticamente considerada inválida. 

1. Modalidades de Apresentação:  

• Oral  

• Pôster  

2. DAS CATEGORIAS DOS TRABALHOS 

O resumo deverá ser incluído por um dos autores em apenas uma das duas categorias seguintes (e respectiva subcategoria), a saber: 

1) CATEGORIA GERIATRIA:  

2) CATEGORIA GERONTOLOGIA:  

a) Subcategoria Ciências Básicas 

b) Subcategoria Epidemiologia  

c) Subcategoria Clínico 

d) Subcategoria Ensino 

e) Subcategoria Serviços  

f) Subcategoria Novas Tecnologias  

g) Subcategoria Outros 

3. REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS 

3.1 Formatação dos Resumos 

O terceiro campo a ser preenchido corresponde ao TITULO do trabalho. O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 100 caracteres (com espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo. ATENÇÃO: Obrigatoriamente, o título deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. 

O quarto campo a ser preenchido corresponde ao APRESENTADOR do resumo. O campo será automaticamente preenchido com o nome do autor responsável. Para casos especiais consultar a Comissão de Trabalhos Científicos, através do e-mail cientifico@almaeventos.com.br 

Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE). 

O quinto campo deve ser preenchido com os coautores. O número máximo permitido é de SEIS coautores além do autor apresentador. Os nomes dos autores não precisam estar em ordem alfabética. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE). IMPORTANTE: A identificação do autor ou da instituição em qualquer outra parte do trabalho (título, resumo, corpo do texto) implicará na sua automática DESCLASSIFICAÇÃO. 

O sexto campo corresponde ao nome da INSTITUIÇÃO responsável pelo resumo, ou onde o trabalho tenha sido realizado. Deve ser informado apenas o nome da instituição principal e departamento onde o trabalho tenha sido realizado. 

No sétimo campo insira o nome da cidade e estado (CIDADE-UF) onde o estudo foi realizado ou de onde é proveniente a instituição responsável pelo estudo. 

O oitavo campo corresponde ao RESUMO. ATENÇÃO: O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o título e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. Atenção aos Itens Obrigatórios: 

A) ESTUDOS BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, etc.): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: 

Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases. 

Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho. 

Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clinico, etc.). NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados. 

Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos. 

• Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos. 

B) ESTUDOS NÃO BASEADOS EM MÉTODO ANALÍTICO (relatos de caso, descrição de séries, etc.): Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: 

Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância. 

Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas. 

Relato(s) do(s) caso(s): História e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica. 

Discussão: Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico. 

É obrigatória a presença no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres as palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais”. 

Não usar negrito no texto. Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras. 

No nono campo a referências bibliográficas não devem ser incluídas no Resumo; sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas. 

No décimo campo a inclusão de no mínimo três e no máximo seis PALAVRAS CHAVES, que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH (http://decs.bvs.br). As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo. 

 

4. DO ENVIO 

É necessário que o autor responsável (apresentador) já esteja com sua inscrição oficialmente confirmada pelo sistema antes do envio do resumo. Cada autor principal (apresentador) poderá inscrever no máximo 03 (TRÊS) trabalhos. ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet. 

Após a inscrição acesse a área de envio de trabalhos, fornecendo seu CPF. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line. Você recebera um e-mail de confirmação de inscrição de trabalhos em até 48h. 

Caso não receba, entre em contato através do e-mail atendimento@almaventos.com.br 

Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios. 

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato Vancouver. 

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. 

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS 

Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois consultores titulados, membros da Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos. Cada consultor atribuirá uma nota com base nos seguintes critérios: 

• Originalidade: 

o 0=estudo não é original; 

o 1=estudo original;  

• Relevância: 

o 0 = não apresenta relevância/contribuição ao avanço das ciências médicas; 

o 0,5 = contribui com informações pouco relevantes; 

o 1 = contribui com informações muito relevantes; 

• Delineamento do estudo: 

o 0,5=Relato de caso ou estudo de série de casos; 

o 1=Estudo observacional transversal; 

o 1,5=Estudo de caso-controle, ecológicos e qualitativos; 

o 2=Estudo de coorte e estudo experimental; 

o 2,5=Ensaio clínico randomizado e quase randomizado; 

• Qualidade na descrição dos métodos: 

o 0 = insuficiente 

o 0,5 = incompleto 

o 1 = regular 

o 1,5 = bom 

o 2 = muito bom 

• Qualidade e clareza na apresentação dos resultados: 

o 0 = insuficiente 

o 0,5 = incompleto 

o 1 = regular 

o 1,5 = bom 

o 2 = muito bom 

• Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo. 

o 0 = insuficiente, não há correlação 

o 0,5 = incompleto 

o 1 = regular 

o 1,5 = bom 

o 2 = muito bom 

Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, e definida a consequente seleção ou não do trabalho. 

A fim de homogeneizar os critérios individuais da avaliação dos trabalhos, as notas dos avaliadores serão corrigidas a partir do índice de severidade de cada avaliador segundo a fórmula abaixo: 

Nota do trabalho=10*Nota do Avaliador para o trabalho / (Maior nota do avaliador) 

Por exemplo, se um dos avaliadores concedeu a todos os trabalhos que avaliou como nota máxima a nota 8, o denominador da fórmula acima será oito, e a nota do trabalho que estiver sendo avaliado será multiplicada por 10 e dividida por oito. Se o outro avaliador concedeu como nota máxima 10, o denominador também será 10, e a nota concedida será a própria nota do avaliador para o trabalho. 

Os resumos que apresentarem notas extremamente discrepantes após a avaliação dos consultores serão revisados conjuntamente pela Comissão Julgadora. 

Os resumos inscritos cujos trabalhos forem aprovados para apresentação farão jus ao recebimento de certificado de apresentação. As apresentações dos trabalhos serão avaliadas por uma comissão julgadora, e os três melhores trabalhos das categorias Geriatria e Gerontologia receberão certificados de menção honrosa com a respectiva colocação. 

O resultado seleção dos trabalhos será divulgado no dia 08/07/2019, no site do Congresso. 

6. DA PREMIAÇÃO 

Durante a seleção dos resumos, serão escolhidos 03 trabalhos para apresentação oral durante o evento. O horário e sala das apresentações serão estipulados pela Comissão Científica e informados até dia 19 de julho de 2019. 

Adicionalmente, os trabalhos apresentados na categoria pôster serão avaliados por uma comissão durante o evento e os 03 melhores das categorias Geriatria e Gerontologia serão distinguidos com certificados especiais. 

7. CONFECÇÃO DO PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL 

Apresentação no formato pôster 

Dimensões máximas do pôster: 0,90m (largura) x 1,00m (altura). 

O pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução/Justificativa/Fundamentação, Objetivos, Delineamento/Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões/Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas de Vancouver) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal. 

A montagem e retirada dos pôsteres é de exclusiva obrigação e responsabilidade dos autores. Pôsteres não retirados até o final do evento serão considerados abandonados, e serão inutilizados sem aviso prévio ou ressarcimento aos autores. 

Apresentação no formato oral: 

Cada tema livre selecionado para apresentação oral não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos de exposição, a ocorrer em horário e local a serem publicados na Programação do evento, obedecendo rigorosamente à ordem programada. 

Ao Presidente da sessão e demais membros avaliadores, serão reservados 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado. 

No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo. 

Não serão concedidas premiações em dinheiro aos melhores trabalhos. 

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento à pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. 

É sugerido a todos os autores que DECLAREM se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição. 

Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios: 

- a originalidade; 

- a metodologia; 

- a apresentação; 

- a objetividade; 

- a organização; 

- referências bibliográficas; 

- a postura, a didática, os recursos e estratégias. 

A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material áudio-visual para a apresentação dos pôsteres. 

8. DOS CERTIFICADOS 

Os certificados serão entregues pelo avaliador ao término da apresentação. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR APRESENTADOR, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o sobrenome/iniciais dos demais autores. 

As informações sobre data e horário das APRESENTAÇÕES E PREMIAÇÕES serão divulgadas juntamente com a aprovação dos trabalhos. 

  

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

● Não é permitida a inclusão ou envio de figuras, gráficos ou tabelas. 

● Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico do(s) princípio(s) ativo(s), enquanto equipamentos, pelo fabricante e modelo do produto. 

● Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido. 

● No corpo do texto, não deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es). 

● Poderão ser incluídos até seis autores para cada tema livre. Insira os autores na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada, uma vez submetido o Tema Livre. 

● Não será aceito relato de experiência. Apenas relato de caso clínico. 

● Só serão analisados os temas livres que tenham pelo menos um dos autores inscritos no evento. 

● A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, quer aprovados para pôster quer para apresentação oral. 

● A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. 

● Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. 

 

Para mais informações enviar e-mail para atendimento@almaeventos.com.br.